Viagem a Porto Alegre e Flores da Cunha / 2019

 25/05/2020

Viagem a Porto Alegre e Flores da Cunha / 2019

EVENTOS

1) Porto Alegre, Vinho & Arte, vinhos da Coppola Winery

2) Visita à vinícolas da APROMONTES em Flores da Cunha e Nova Pádua, IG Altos Montes.


PERÍODO

29/08/2019 a 02/09/2019


DESCRIÇÃO

Antes de seguirmos viagem para Flores da Cunha, aproveitamos um evento da Vinho & Arte, em Porto Alegre, e participamos da degustação de maravilhosos vinhos e espumantes, acompanhados por deliciosos petiscos e terrines. Como nosso objetivo era a prova de vinhos, no dia seguinte seguimos viagem para Caxias do Sul em um confortável ônibus executivo. E de Caxias para Flores da Cunha utilizamos aplicativo (18,7 km). Na volta, o ônibus tem parada no aeroporto de Porto Alegre. Em Flores da Cunha utilizamos sempre o taxi do Sr. Antônio Viapiana (54) 98125.9171 para nossos deslocamentos para as vinícolas, sempre muito cuidadoso, gentil e atencioso. Combinamos um preço por diária.


ATIVIDADES


1) Porto Alegre, Vinho & Arte, loja de vinhos e eventos da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, localizada no hall do hotel Plaza São Rafael.

1.1) Coppola Winery, prova de três vinhos sensacionais produzidos pela Francis Ford Coppola Winery localizada em Geyserville, Califórnia. FT 7358 a 7360 (todos nota 5)

1.2) Villa Matarazzo, Maysa, um delicioso espumante brut, produzido pelo diretor de televisão Jayme Monjardim e a enóloga Maria Amélia Duarte Flores na vinícola boutique Guatambu, situada em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. Homenagem à falecida cantora Maysa Matarazzo, mãe de Jayme Monjardim. FT 7355.

2) Flores da Cunha e Nova Pádua:

2.1) Vinícola Viapiana. Flores da Cunha/RS. Produtora de vinho há 5 gerações, mas somente a partir de 1999 começou a produzir vinhos finos. Em 2005, com diversas premiações recebidas pelo Cabernet Sauvignon 2005, houve um redirecionamento para a produção de vinhos de alta qualidade. Em 2009, foi inaugurada a atual sede da vinícola, em estilo moderno e muito bonito. Produzem três linhas de vinhos: Jovem, Premium e Microlotes. Cabe realçar a qualidade do atendimento e os bons vinhos. FT 7364 a 7369. Como curiosidade, produzem um espumante tinto muito bom, da uva Gamay, nativa da Borgonha e muito utilizada, na França, para a produção do Beaujolais. FT 7367.

2.2) Vinícola Panizzon. Flores da Cunha/RS. Fundada em 1960 por Ricardo Panizzon e seus filhos, tem um lugar acolhedor para degustação. Possui bons vinhos, que apresentam uma excelente relação qualidade/preço. Ademais, sobressai em sua loja, o atendimento atencioso e profissional aos clientes. FT 7370 a 7376, onde se destaca o espumante brut chardonnay FT 7376.

2.3) Vinícola Luiz Argenta. Em 1999, “os irmãos Deunir e Neco, filhos de Luiz Argenta, adquiriram a propriedade da antiga Granja União em Flores da Cunha/RS, onde foram plantadas as uvas viníferas que deram origem aos primeiros varietais de vinhos finos do Brasil, desde 1929. Um terroir reconhecido pelas suas excelentes características para a produção de vinhos do Brasil, originando produtos de excelente qualidade”. ¹

Em 2009 ficou pronto o prédio da vinícola, com um projeto moderno e muito bonito. “Devido a sua arquitetura diferenciada, a vinícola já recebeu o título de uma das mais belas Vinícolas do Mundo, segundo a Revista Adega”. ¹ De seu enorme terraço se tem uma bela vista panorâmica dos vinhedos e do lago. De outra parte, durante a construção foi encontrada uma enorme rocha que, ao invés de ser detonada, foi incorporada ao projeto e hoje ajuda no equilíbrio térmico de sua adega, além de acrescentar um enorme charme com sua energia, na sala de degustação subterrânea. A Luiz Argenta tem três linhas de vinhos: LA Jovem, LA Clássico e Luiz Argenta Cave. Prova de cinco vinhos percorrendo as três linhas FT 7377 a 7381 (destaque). O almoço maravilhoso foi em seu restaurante Clô e foi harmonizado com um belo LA Corte Clássico FT 7377.

4) Vinícola Mioranza. Flores da Cunha/RS. “Na primeira década do século XX, Giovanni e Alvise, filhos de Pietro, motivados pela paixão do pai, fundaram a cantina que deu início a um legado de empreendedorismo que até hoje é cultivado por seus descendentes. Desta forma, a família se especializou na produção de vinhos de mesa”.² FT 7382 a 7386, sem destaques.

5) Vinícola Fabian. Localizada em Nova Pádua/RS. Construção nova, seguindo o estilo tradicional italiano da serra gaúcha . Tem vinhedos próprios. Fizemos a prova de apenas dois vinhos, mas muito bons. Um chardonnay 2018 (FT 7387) e um surpreendente cabernet sauvignon com 15 anos, safra 2004, em perfeito estado, mantendo todas as suas características ressaltadas (FT 7388).

6) Vinícola Salvattore. Localizada em um antigo prédio inteiramente restaurado, no centro de Flores da Cunha/RS, tem bonitas caves de armazenamento dos vinhos. Local muito bonito. O atendimento é primoroso e muito atencioso, onde é explicada toda a história da vinícola e seu prédio. Destaque para seus espumantes, enquanto seus vinhos fazem sucesso com os turistas. FT 7389 a 7397.

7) Casa Venturini. Flores da Cunha/RS. Fundada em 1989, em 2001 inicia a produção da linha de vinhos finos. Instalada em uma edificação muito bonita, com uma decoração esmerada e agradável, com destaque para seus pelegos clarinhos forrando as bancadas do balcão de degustação, acentuando a atmosfera acolhedora. O atendimento é muito profissional e atencioso. Produz vinhos muito bons, com excelente custo/benefício. Prova de oito vinhos, FT 7398 a 7405, com destaque para o espumante Vivere Brut FT 7404.


COMENTÁRIOS

População total (estimativa IBGE/2019): 30 745 habitantes.

“Desde 1994, Flores da Cunha ostenta o título de Maior produtor de uvas e vinhos do País. Conforme os dados mais recentes disponíveis (do Cadastro Vinícola do RS | Ibravin - SEAPPA/RS - Mapa), a produção local em 2017/2018 atingiu 101 milhões de quilos de uva e 120 milhões de litros de vinho. O município possui em torno de 200 indústrias vinícolas (desde pequenas cantinas rurais a grandes empresas vinícolas).” ³

Fontes:

¹ http://www.luizargenta.com.br/site/

² https://www.mioranza.com/

³ https://www.floresdacunha.rs.gov.br/secao.php?id=1




TAGS


  Voltar