FUNDOVITIS - R$ 12 milhões para promover o vinho nacional

 27/10/2020

FUNDOVITIS - R$ 12 milhões para promover o vinho nacional

 Após mais de um ano de espera, foi finalmente assinada a emissão do Fundo de Desenvolvimento Vitivinícola (Fundovitis), que será gerido pela Uvibra / Consevitis composta pelos membros da Uvibra, Fecovinho, Agavi e Conselho Interestadual da Uva. 12 milhões de reais referem-se aos recursos em 2018, que serão usados ​​para promover os vinhos nacionais em 12 meses.

A assinatura foi realizada na terça-feira, 20 de outubro, e publicada no Diário Nacional na sexta-feira, 23. O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luis Antônio Franciscatto Covatti, participou da cerimônia de assinatura. . Da Uvibra, Deunir Argenta e do Secretário Adjunto Luiz Fernando Rodrigues Júnior. A cláusula de cooperação do convênio-FPE nº 2238/2020 visa a realização de ações de manutenção e promoção do setor vitivinícola / 08/1997 e alterações, com vistas ao cumprimento da Política do Vinho do RS (instituída pela Lei Estadual nº 10.989) De acordo com o plano de trabalho aprovado pela administração pública.

Seguindo as instruções nacionais, oito membros do Consevitis se reúnem regularmente. O coordenador do conselho é o diretor executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro (Hélio Marchioro), que enfrenta o desafio de administrar os recursos depositados em fundos próprios desde 2019 (Separar do dinheiro único do governo do estado) para fazer este trabalho. Devido aos apontamentos do Tribunal de Contas da União (TCE) entre 2012 e 2016, os fundos estavam paralisados ​​quando eram geridos pelo Ibravin.

A origem da uveíte vem dos custos pagos pela vinícola para a compra das uvas. Do valor pago, 50% é repassado ao departamento por meio do governo do estado, que pode ser utilizado na promoção do vinho, com o objetivo de aumentar o consumo da bebida no país e promover o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da uva. E vinho.

PARTICIPANTES DO CONSEVITIS 

  • Uvibra – União Brasileira de Vitivinicultura
  • Fecovinho – Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul
  • Agavi – Associação Gaúcha de Vinicultores


  Voltar